sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Salada Grega

Inspirado em receita do livro “Cook with Jamie”

Eu precisava de uma salada nova, fresca e estonteante, e arranjei isto. Avocado – quase o mesmo que abacate – com queijo feta, um dos ingredientes mais caros que já usei. Digo que valeu a pena. A salada é exótica mas agrada a qualquer um. Alguns separam a cebola, outros, o abacate, mas o molho e a combinação de azeitonas e tomates sweet grape – outra delícia – é infalível.
1 pé de alface americana
200g de queijo de cabra (queijo feta)
1 avocado maduro (ou 1/2 abacate)
100g de azeitonas pretas, picadas, sem caroço
1 cebola roxa
200g de tomate uva (sweet grape)
Orégano
2 limões
Azeite extra-virgem
Sal e pimenta-do-reino
dá para 4 comerem
Como em qualquer salada, lave tudo muito bem. Corte a alface em pedaços que caibam na boca. Corte a cebola no meio e depois em tiras o mais finas possível. Corte o avocado em cubos pequenos. Corte os tomates na metade, o que dá todo um charme. E aí é hora do molho.
Misture 4 colheres de sopa de suco de limão a umas 8 a 10 de um bom azeite, sal, pimenta-do-reino e uma colher de sopa de orégano. Bata bem com um garfo, para a mistura ficar uniforme. Misture os tomatinhos, azeitonas, cebola roxa e abacate a metade deste molho (reserve a outra metade para colocar na mesa). Deixe marinar por 5 minutos, depois delicadamente despeje esta mistura por cima das folhas de alface, já na travessa que vai à mesa. Misture com muito carinho, o que exige usar as mãos, até que o molho envolva toda a salada. Por último, pegue o queijo feta com as mãos e tente esfarelá-lo por cima de tudo. Dependendo do tipo de feta, você terá maior ou menor sucesso nesse processo. Acho melhor esfarelar do que cortar em cubos, porque assim o queijo se distribui melhor na salada. O gosto do feta faz todo o sentido neste prato, então não recomendo substituí-lo.
Misture novamente com carinho, e escolha se dá um splash de molho na salada toda, ou se deixa o molho à mesa para os mais molhadinhos. Finalize com um pouco de orégano por cima de tudo, e pronto!
Extraídos texto e imagem: aqui
Espero que tenha gostado porque eu amei.

Beijinho
Neide Teixeira

Nenhum comentário: