sábado, 31 de maio de 2014

Sousplats de tecido - Faça você mesmo

Faça você mesmo


Quem gosta dos projetos DIY (Do it yourself – Faça você mesma) deve estar feliz com o blog essa semana! Depois do porta-guardanapo que já sei que muita gente adorou (e eu amei os recados de vocês, obrigada!!!), guardei um passo-a-passo especial para fecharmos a semana com chave de ouro: sousplats revestidos de tecido. Já mostrei para vocês jogo americano com tecido aqui e aqui, e também já mostrei sousplat feito com guardanapo de papel aqui! Hoje então foi a vez do sousplat com tecido!
Os materiais usados foram:
  • Sousplat de madeira
  • Base acrílica branca
  • Tinta acrílica branca
  • Verniz acrílico fosco
  • Termolina leitosa
  • Pincel e rolinho
  • Tecido de sua preferência
Comprei o tecido na Donatelli, tinha um mais lindo que o outro! Não sei o nome do tecido (desculpem não ter anotado!) mas é daqueles mais durinhos de decoração sabem? Usado para fazer capa de almofada, por exemplo. O restante dos materiais eu comprei na Artefatos de Madeira Suely.
Olhem só as fotos e a explicação do passo-a-passo!
1. Escolha o tecido e separe os materiais.
2. Pinte o lado de trás do sousplat. Se o tecido for grosso como o meu, não é necessário pintar a frente, pois não vai aparecer. Caso você opte por um tecido mais fino (por exemplo algodão, muito usado para patchwork), sugiro pintar também a frente de branco, pois o fundo pode aparecer no tecido, principalmente se ele for de cor clara. Eu escolhi a cor branca para pintar o sousplat pois é mais neutra, mas você pode optar por uma cor que combine com o tecido. Para pintar: uma camada de base acrílica e duas (se for tinta colorida) ou três (se for tinta branca) camadas de tinta. Pinte sempre com pincel depois rolinho. Espere secar bem entre uma camada e outra. Depois que tudo estiver bem sequinho, passe verniz. Eu usei o fosco e apliquei com pincel. Não é necessário usar rolinho depois.
3. Passe cola branca em todo o lado da frente do sousplat, usando apenas o pincel. Certifique-se de que toda a superfície tem cola.
4. Recorte o tecido um centímetro maior que o sousplat. Coloque o tecido sobre o sousplat e comece colando pelo meio.
5. Para fazer o acabamento no meio, passe a ponta do dedo bem forte nesta dobrinha dosousplat onde fica o prato, para que o tecido fique bem fixado. Dica valiosa: essa parte acaba com o esmalte, rsrs! Então se programe para fazer o sousplat um dia antes da manicure!

6. Espere secar bem. Depois, com uma tesoura, recorte o excesso de tecido bem rente aosousplat. Essa é a parte mais difícil, precisa ter muito cuidado para o acabamento ficar bem bonito!

7. Por fim, passe termolina leitosa em cima do tecido, usando pincel. A termolina ajuda a impermeabilizar o tecido.


Está pronto! 
Viram que lindo? 
Dá um charme na mesa, vocês não imaginam!!! 
E quando o convidado elogia e você diz: “fui eu que fiz!”, que coisa boa, não é?
Extraídos imagens e texto: http://www.hojetemvisita.com/diy-sousplats-de-tecido/
Amoooooooooooooo este site.

Beijinho no coração
Neide Teixeira


Um comentário:

md disse...

Me encanta el resultado.
Saludos.