sábado, 23 de abril de 2011

Domingo de Páscoa Receitas que vão tornar o almoço de domingo mais especial

O feriado mais doce de todos está chegando e com ele, o velho problema de gasto excessivo com as comidinhas e guloseimas típicas da Páscoa. Ovos de chocolate, almoço em família, lembrancinhas açucaradas para os mais íntimos. Pensando em tornar sua Páscoa mais feliz, o maisde50 conversou com um especialista em assuntos de bolso para ajudar você a economizar no tradicional almoço de domingo, e de quebra, ainda reservou algumas receitas fáceis e saborosas que vão surpreender toda a família no dia 24 de abril.

É fato, as datas comemorativas estão saindo cada vez mais caras para o bolso do brasileiro. De acordo com o especialista em finanças pessoais Antonio de Julio, isso acontece porque o ano comercial é dividido em épocas de vendas: para o Carnaval, Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais e, também, para a Páscoa. O foco é sempre dos comerciantes é sempre o mesmo: lucrar. “O verdadeiro significado desses dias nem é mais lembrado pela população, mas sim o que se vai comprar e dar de presente. Não se ouve mais por aí o que as festividades de fato representam”, comenta ele.

Empolgado com o aumento do poder de compra da população, o comércio está empurrando mais produtos e menos promoções para o consumidor. Antonio, no entanto, não acredita que se endividar seja válido simplesmente para manter as tradições da época. “Os ovos de Páscoa esse ano estão cerca de 20% mais caros do que em 2010. Se fizer questão de comprar as guloseimas para todos, o ideal é mesmo antecipar as compras. Caso o planejamento não dê certo, é bom pensar duas vezes antes de aproveitar as falsas facilidades dos estabelecimentos e parcelar as compras em várias vezes. Quando perceber, tudo que estiver recebendo de dinheiro irá ser para pagar o que já gastou”, explica.

Antecipar é a melhor saída. Mesmo desistindo de comprar os ovos de chocolate para os conhecidos, ainda tem o almoço em família de domingo e os produtos mais tradicionais saem mais rápido e com preços mais salgados das prateleiras. “Não adianta chegar aos 45 do segundo tempo e perceber que não vai dar pra comprar o que estava nos planos. E também nem vale a pena deixar pra comprar depois: caem os preços, a variedade e a qualidade”, alerta o especialista em finanças pessoais.

Agora que já aprendeu a preparar sua festa de Páscoa sem gastar muito, está na hora de colocar as ideias em prática. O Maisde50 separou três receitas preparadas pela chef Mariana Rodrigues que vão garantir o sucesso do tradicional almoço de domingo. Confira a seguir:


BACALHAU ASSADO COM PALMITO FRESCO, CREME DE COCO E CASTANHA DE CAJU
Ingredientes (04 pessoas)
Para o bacalhau:400g de bacalhau, dessalgado, em camadas
100g de cebola cortada em Julienne (tiras finas)
100g de pimentão amarelo, cortado em brunoise (quadradinhos)
200g de tomate, sem pele, cortado em tiras finas
pimenta dedo de moça, sem as sementes, bem picadinha
azeite à gosto
Raspas de limão siciliano para finalizar
6 ramos de coentro picadinho para finalizar
40 g de castanha de caju picadinha para finalizar
Para o creme de coco:200 ml de creme de leite fresco
200 ml de leite de coco, de boa qualidade
Para o palmito assado:400g de palmito fresco
100 ml de azeite
sal à gosto
pimenta do reino branca à gosto
papel alumínio para enrolar
Para a montagem: 1 recipiente de vidro próprio para o forno

Modo de preparo:Cortar o palmito ao meio, regar com bastante azeite, pimenta do reino e um pouco de sal. Envolver o palmito no alumínio bem fechado e levar ao forno até ficar macio.
Colocar o creme de leite e o leite de coco, para reduzir um pouco.
Refogar todos os ingredientes do bacalhau no azeite, menos as raspas de limão e o coentro, até murchar a cebola e ficar transparente. Acrescentar o bacalhau e mexer por 2 minutos. Verificar o sal. Reservar. Retirar o palmito do forno e reservar.
Colocar no recipiente de vidro, o bacalhau e por cima, o creme de coco e levar ao forno por 5 minutos. Retirar do forno, colocar a castanha picadinha, o coentro e as raspas de limão. Servir com o palmito fresco assado.

COPINHOS DE BACALHAU COM VINAGRETE DE AZEITONAS E CEBOLA CARAMELADA
Ingredientes (04 pessoas)
Para o bacalhau:400 g de bacalhau dessalgado e desfiado levemente
02 dentes de alho bem picadinhos
50 g de manteiga sem sal
pimenta do reino branca, moída na hora
sal – caso seja necessário
Para a vinagrete de azeitonas:
80 g de azeitona roxa, cortada em tiras
40 g de azeitona verde, cortada em tiras
8 ramos de coentro fresco, picadinho
04 tomates firmes, cortados em brunoise (quadradinhos)
azeite extra virgem
1 limão siciliano (em suco)
Raspas de limão siciliano para finalizar

Modo de preparo:
Para fazer a cebola caramelada, coloque todos os ingredientes numa panela pequena e funda, e deixe em fogo médio, de 10 a 15 minutos. Vá olhando sempre, para não queimar. Reserve.

Faça a vinagrete de azeitonas, juntando todos os ingredientes numa bowl ou vasilha, menos o azeite e as raspas de limão siciliano e mexa bem. Vá colocando o azeite aos poucos, sem deixar ficar muito ensopado.Reserve.

Para o bacalhau, refogue o alho no azeite, sem deixar queimar. Acrescente o bacalhau e mexa cuidadosamente. Verifique o sal e moa a pimenta. Reserve.

Para a montagem: Preencha 2/3 dos copinhos com o bacalhau, por cima coloque a cebola caramelada e finalize com a vinagrete. Coloque as raspas de limão siciliano e sirva imediatamente.

MOUSSE DE CHOCOLATE EM CHARLOTTE

Ingredientes (04 pessoas):

02 ovos 100 g de açúcar
100 g de manteiga
100 g de chocolate meio amargo
08 unidades de biscoito champagne
100 ml de Cointreau

Modo de preparo: Derreter o chocolate em banho-maria junto com a manteiga. Separar as claras das gemas dos ovos. Bater as gemas com o açúcar até ficar branco. Bater as claras em neve. Misturar o chocolate com as gemas e incorporar delicadamente as claras de ovo. Cortar os biscoitos em angulo. Misturar o Cointreau com um pouco de água e molhar os biscoitos. Forrar as formas com os biscoitos e rechear com a mousse. Levar a geladeira para resfriar.
Extraído: http://www.maisde50.com.br/editoria_conteudo2_t3.asp?conteudo_id=8227

Nenhum comentário: