sábado, 23 de abril de 2011

À base de isoflavonas Quatro receitas para tirar o máximo proveito da soja e amenizar efeitos da menopausa

Estudos confirmam as vantagens do consumo da soja no combate aos sintomas do climatério, como o alívio dos fogachos, dores articulares/musculares, secura vaginal etre outros problemas que as mulheres enfrentam na pós-menopausa.

Sem recorrer a fórmulas industrializadas, você pode obter os benefícios da soja produzindo as suas próprias refeições.

O Maisde50 conversou com nutricionistas e selecionamos quatro receitas para você experimentar em casa. 



Estrogonofe de soja

Ingredientes:
100g de peito de frango cozido e picado em cubos

2 e 1/2 xícaras de chá de proteína de soja 3 colheres de sopa de suco de limão 3 colheres de sopa de óleo de milho 1 cebola média picada 3 dentes de alho picados 1 tomate médio picado 1 lata de molho de tomate 2 colheres de salsinha picada 8 colheres de farinha de trigo 2 xícaras de chá de leite 100g de champingnon
Modo de preparo:
Após hidratar * a proteína de soja, acrescente o suco de limão. Deixe por 10 minutos. Em seguida, retire o excesso de água da proteína com um pano ou uma peneira, retirando o excesso de água com o auxílio de uma colher, pressionando-a. Prepare o refogado com o óleo, cebola, alho e tomate. Acrescente o frango e a proteína, deixando fritas por algun minutos. Feito isso, acrescente o molho de tomate e deixe cozinhando por 5 minutos, junto com a salsinha e temperos a gosto. À parte, faça uma mistura da farinha de trigo com o leite e mexa bem até formar uma mistura homogênea. Finalmente, junte tudo e deixe ferver até obter um molho consistente.
* Para hidratar a soja, coloque-a em um recipiente com água durante 20 minutos.

Extrato de leite de soja

Ingredientes:

3 xícaras (chá) de grãos de soja escolhidos e sem lavar4,5 litros de água1 colher (chá) de sal6 colheres (sopa) de açúcar
Modo de preparo:
Ferva um litro e meio de água, coloque os grãos e conte cinco minutos a partir da nova fervura. Escorra a água e lavar os grãos em água corrente. 
Coloque o restante da água (3 litros) para ferver, cozinhe os grãos por cinco minutos. Não descarte a água.
Quando estiver morno, bata os grãos e a água no liquidificador por três minutos. Cozinhe
a massa obtida em uma panela aberta por 10 minutos, reduzindo a chama após a fervura, mexendo sempre.
Quando estiver morno, coe em pano de algodão limpo e esprema bem, com o auxílio das mãos, através do pano. 
O líquido filtrado é o extrato de soja (leite) e a massa restante, o resíduo ou "okara".
Leve o extrato novamente ao fogo e ferva por dois minutos. Adicione o açúcar e o sal ao extrato. Para obter sabores diferentes, basta acrescentar chocolate em pó, canela, baunilha ou outro extrato a seu gosto.

 Almôndegas de soja
Ingredientes:
Massa: 2 e 1/2 xícaras (chá) de resíduo de soja 2 colheres (sopa) de farinha de trigo 2 colheres (sopa) de cheiro verde picado 1 colher (sopa) de cebola picada Sal a gosto Óleo de soja (fritura das almôndegas)
Molho: 1 xícara (chá) de tomates picados sem sementes 2 colheres (sopa) de extrato de tomates 2 colheres (sopa) de cebola picada 2 colheres (sopa) de cheiro verde picado 3 colheres (sopa) de óleo de soja 3 xícaras (chá) de água Sal, alho e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Massa: Em um recipiente pequeno, misture os ingredientes da massa, forme os bolinhos e frite em óleo quente.
Após a fritura, deixar as almôndegas sobre folha de papel absorvente.
Molho: Refogue em óleo quente o alho, a cebola e o tomate, mexendo sempre. Depois acrescente o extrato de tomate, o sal e a água. Tampe a panela, abaixando o fogo após a fervura. Cozinhe por cinco minutos.
Desligue o fogo e adicione o cheiro verde. Arrume as almôndegas em uma travessa e cubra-as com o molho. Sirva em seguida.
Carne de soja refogada
Ingredientes 1 xícara (chá) de proteína texturizada de soja 2 xícaras (chá) de água fervente Temperos (sal, ervas, salsa, cebola e alho) a gosto 2 tomates picados (sem sementes) 1 colher (sobremesa) de óleo para refogar 
Modo de Preparo
Coloque a proteína texturizada de soja em um recipiente e cubra com a água fervente. Aguarde 10 minutos para que ela absorva a água. Escorra a proteína em uma peneira, retirando o excesso de água com o auxílio de uma colher, apertando-a contra a peneira. Tempere com os ingredientes sugeridos e acrescente o tomate. Refogue no óleo, até ficar levemente dourada.
Rendimento:
3 porções

Nenhum comentário: