sexta-feira, 20 de agosto de 2010

PRÉ-DIABETES




Pré-Diabetes

É muito comum ouvirmos que alguém tem começo de diabetes, mas nem sempre a população sabe o que é isso. Este artigo tenta explicar o que é o começo de diabetes e o que devemos fazer quando este diagnóstico é realizado e mostrar os riscos que esta situação representa.

O que é começo de diabetes, pré-diabetes, intolerância ao teste de glicose ou glicemia de jejum alterada?

O termo popular “começo de diabetes” corresponde ao termo médico pré-diabetes, que indica ser o primeiro passo para o desenvolvimento da doença. O termo pré-diabetes é utilizado desde 2002, quando substituiu os termos “intolerância ao teste de glicose” e “glicemia de jejum alterada”.

Em 2003, a Federação Internacional do Diabetes – FDI divulgou que há mais de 300 milhões de pessoas no mundo com pré-diabetes. Este número mostra que a cada 10 pessoas, aproximadamente uma tem pré-diabetes.

Para sabermos se uma pessoa tem pré-diabetes, dois testes podem ser realizados. Na verdade, são os mesmos testes para descobrirmos se uma pessoa tem diabetes. Estes testes são: glicemia de jejum e teste oral de tolerância à glicose (TOTG). O TOTG é um teste em que o paciente ingere um líquido contendo 75 gramas de glicose (tipo de açúcar) e depois de 2 horas o laboratório mede sua glicose no sangue (glicemia).

Os Valores dos Testes para definirmos Pré-Diabetes ou Diabetes são:

  • Para glicemia de jejum, consideramos normais valores abaixo de 100mg/dl. Entre 100 e 125mg/dl, denominamos pré-diabetes. Acima de 126mg/dl, constatamos que a pessoa já é portadora de diabetes.
  • Para o teste oral de tolerância à glicose (TOTG), uma pessoa tem valor normal, se estiver abaixo de 140mg/dl. Entre 140 e 200mg/dl, é pré-diabético. Maior que 200mg/dl, definimos diabetes mellitus.

Para definirmos pré-diabetes ou diabetes mellitus, podem ser realizados os dois exames ou o exame com resultado alterado deve ser repetido pelo menos mais uma vez.

Continuem lendo no site: http://www.diabete.com.br/biblio/prediabete.html com informações bem legais.

*********************

Então, ontem fui ao médico Endocrinologista e estou fazendo alguns exames, inclusive ultrasson da tireóide, etc. E um exame que levei de glicose deu 111mg/dl e o normal seria até 100mg/dl.
Por isso postei esta matéria, porque como eu não sabia e estou aprendendo, que COMPARTILHAR a informação. É super importante buscar ajuda médica, muitas vezes e confesso, na maioria delas estamos mesmo fragilizados por alguma situação de saúde, por isso engordamos. Claro que existem outras causas como a gula...haha, mas é importante saber se esta é a única razão pelo alteração de peso.

Espero que tenham curtido isso. E estou agendando com uma nutricionista.
Beijinhos

Nenhum comentário: