terça-feira, 10 de agosto de 2010

PASSAR FOME EMAGRECE?

Para muitos, passar fome é a única saída para perder peso. O que eles não sabem é que quando fazemos dietas restritivas, o efeito será o contrário: o corpo irá reagir e irá se aferrar ás reservas de gordura, impedindo a perda de peso.
Normalmente, nessa situação, o sujeito acredita que não perdeu peso em função da sua falta de empenho, quando a realidade é outra, pois o que fracassou foi a dieta e não você.
Na situação de privação, o corpo irá reagir de forma a protegê-lo de ter maiores prejuízos em função da alimentação inadequada a que se impôs. O sucesso de um emagrecimento efetivo vem de uma postura frente a vida de otimismo, disciplina e foco. Se quer alcançar determinada meta é necessário que se coloque de forma positiva e com uma boa dose de energia na busca do peso magro.
O sujeito que não perde tempo se questionando, a cada alimentação, os erros que teve, só direciona seu pensamento na busca de ser bem sucedido: aqui entra o foco a ser atingido  e  a disciplina, pois se ocorre um desvio na sua alimentação, retoma na seqüência e continua sua vida, com otimismo e adequação.
Não fica aprisionado na ideia do que fez de errado e se fracassou, e sim, vai em busca de meios mais adequados de alcançar sua metas.
Devemos desenvolver  a capacidade  de focarmos no que precisamos comer para termos sucesso e sermos saudáveis, e não no que não podemos ou devemos comer.
Na prática clínica, percebemos que as pessoas não percebem que a comida está relacionada diretamente com o ânimo, e aqui entra não somente o que comemos, mas quando e até onde fazemos nossas refeições.
Aí se instala um ciclo vicioso do humor deprimido, em função da má alimentação e do  fracasso na perda do peso, e uma boa chance de se tornar mais deprimido, afetando diretamente seus esforços para emagrecer e manter-se magro.
Por Luciana Kotaka – Psicóloga Clínica
Especialista em Obesidade e Transtornos Alimentares

Extraído: 
http://lametamorfose.wordpress.com/

*************************
Meninas, tem muita coisa interessante nos milhares de blogs que existem, muita coisa legal. este blog da Papillon é lindo. façam uma visitinha a ela.
Bjs

Nenhum comentário: